quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Você sabe como tratar com eficácia seu tipo de pele?

Especialista ensina quais são os princípios ativos que mais se adequam e trazem bons resultados ao rosto e ao corpo Dmae, Resorcinol, Caviar,Coenzima Q-10... Aprenda a usar o que faz bem para sua pele.

A escolha de dermocosméticos depende da identificação das necessidades de cada pele. Há muitas opções de produtos e marcas, o que pode gerar dificuldade na hora da escolha, pois dela resultará a visível melhora da pele e sua consequente satisfação. Esses procedimentos devem vir sempre acompanhados de comportamento e hábitos saudáveis, incluindo atividade física, alimentação equilibrada e cuidados com a exposição ao sol. Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica e cosmetóloga, Diretora Científica e responsável por Pesquisa e Desenvolvimento e Vice-Presidente das marcas Biomarine e Cosmobeauty, dá todas as dicas sobre o assunto.
Identificando as necessidades – Para cada pele existem produtos específicos, com os quais deve-se proceder a cuidados básicos comuns a todos os tipos, como a esfoliação – que deve ser feita pelo menos uma vez por semana, para promover renovação da pele e melhorar sua aparência –, seguida de limpeza, tonificação, hidratação e aplicação de filtro solar (em gel, para peles oleosas e mistas).
Cada tipo de pele apresenta características específicas. Para tratamento correto e satisfatório, é preciso saber em qual a sua se enquadra e agir de maneira inteligente, optando por dermocosméticos que atuem a favor de suas características. Joyce Rodrigues descreve, abaixo, cada tipo de pele e mostra como tratá-la adequadamente
Pele normal: Tem aspecto suave e de textura macia ao toque. Tem maior resistência a agressões físicas, como poluição ou variações de temperatura. A quantidade de lipídeos é perfeita para manter a hidratação, não sendo propícia ao desenvolvimento de manchas ou acne. Como tratá-la: Nesse tipo de pele, está liberada a utilização de todas as formas cosméticas, sejam géis, cremes, géis-creme ou loções. Porém, para manter esse equilíbrio, a limpeza, tonificação e hidratação não podem ser deixadas de lado.O uso de produtos comÁcido Hialurônico auxilia na manutenção das características da pele normal. A Linha Cosmobeauty, destinada exclusivamente para tratamento em cabine, realizado por dermatologistas e esteticistas, tem o Hylagel, um hidratante em gel com Ácido Hialurônico e D-Pantenol, que forma um filme que protege contra as agressões ambientais. Para uso diário em casa, o hidratante da Biomarine mais indicado é o Biomarintox – composto por Caviar, Phytosea Complex e Coenzima Q10, em combinação que resulta num efeito lifting natural, sem paralisar os movimentos da face. Age profundamente na pele – de dentro para fora – protegendo e estimulando a síntese de colágeno e elastina, colaborando para que a matriz da pele se reestruture e garante proteção contra os radicais livres.
Pele oleosa: Apresenta visível excesso de brilho, principalmente na Zona T (testa, nariz e queixo). A pele é untuosa ao tato, em razão da intensa atividade das glândulas sebáceas. Na maioria dos casos, a pele oleosa é acompanhada do surgimento de acne e comedões (cravos ou pontos negros). Como tratá-la: Esse tipo de pele apresenta pH alcalino e intensa atividade das glândulas sebáceas, com brilho e oleosidade constantes e maior tendência à acne. Por isso, a atenção e os cuidados devem ser ainda mais intensos. São indicados produtos Oil Free (livres de óleo) que contenham Melaleuca, Argila, Enxofre e Ácido Salicílico. Para tratamento profissional, Joyce sugere o peeling com Ácido Salicílico, que exerce ação queratolítica e antimicrobiana, controla a oleosidade, inibe a formação de novas acnes e comedões e, ainda, auxilia na renovação da pele, através da descamação. Outro ativo indicado é a Resorcina, que, associada ao Ácido Salicílico, potencializa o tratamento, auxiliando na desobstrução da acne e das áreas inflamadas. Para esse fim, a linha Cosmobeauty oferece o Kit Plâncton Intelligent Spec – Pele Acneica. Em casa, deve-se estabelecer uma rotina diária: lavar o rosto com sabonete antioleosidade e bactericida com Melaleuca, rico em propriedades antissépticas e controladoras da oleosidade como o Antisep Wash. Pele com acne exige um secativo, o Acne Dry Lotion, que contém Argila, Enxofre, Ácido Salicílico e Resorcinol. Com ação esfoliante e secativa, ajuda a limpar os poros, promove ação bactericida e regula a oleosidade da pele, atuando na diminuição da acne existente e na prevenção do surgimento de novas acnes. Evite cremes e emulsões, pois os óleos da formulação aumentam ainda mais a oleosidade e o brilho da pele.

Pele seca: Os principais indicativos da pele seca são a coloração rosada e a aspereza ao toque, além de propensão à irritação. Também tem facilidade de surgimento precoce de linhas e rugas de expressão. Como tratá-la: Apresenta pH ácido, desvitalização e poros fechados; além de maior tendência ao surgimento precoce de linhas e rugas. Na pele seca, a camada córnea tem dificuldade de retenção de água, daí a dificuldade em permanecer hidratada. Por isso, a primeira necessidade é a hidratação. Para solucionar esse problema, devem-se utilizar hidratantes em creme ou emulsões que contenham ativos que repõem os lipídeos essenciais para hidratação completa, além de formar um filme que protege contra o estresse ambiental ao qual a pele seca costuma apresentar sensibilidade. Para uso diário, a Cosmobeauty oferece o Regeneraderm, emulsão hidratante que, ao ser aplicada, forma uma película protetora no tecido. Rico em Ômega 3, 6 e 9, repõe intensamente os lipídeos essenciais da pele. Também contém Fator de Crescimento Epidermal, que atua na indução de novas células, promovendo constante processo de renovação. Da Biomarine, o produto mais indicado é o Acqua Active Thermal, com aquaporine active, que proporciona uma hidratação “inteligente” e deve ser utilizado, de preferência, duas vezes ao dia e uma à noite. Evite usar produtos em gel, que não proporcionam hidratação.

Pele mista: A característica mais típica dessa pele é a falta de uniformidade quanto ao aspecto, ou seja, em alguns pontos a pele é seca ou normal, e em outros é oleosa (principalmente na zona T), podendo apresentar poros abertos e comedões. Como tratá-la:Esse tipo de pele exige produtos que equilibram, ou seja, diminuem a oleosidade na região da zona T e aumentam a hidratação no restante da face. A pele mista apresenta algumas regiões com intensa atividade da glândula sebácea e outras, não. Para as diferentes necessidades da pele mista, a Biomarine dispõe de dois produtos. O primeiro deles, Biomarin Tox, é um creme Preenchedor de rugas que age profundamente (de dentro para fora), protegendo e estimulando a síntese de colágeno e elastina, reestruturando a matriz da pele, evitando a flacidez do tecido e corrigindo imperfeições. Forma um biofilme protetor que confere hidratação prolongada e proteger a pele dos radicais livres. Tem efeito Lifting indolor, sem paralisar os movimentos da face. Deve ser usado em toda a face, pescoço e colo, duas vezes por dia. Outra excelente opção é o Definitive Up 3 – dois produtos numa só embalagem, um gel e um creme, com Octapeptídeos e Lipossomas de Oxigênio que facilitam a oxigenação celular. O creme deve ser utilizado nas partes secas, e o gel, nas oleosas. Quando associados, a cliente estará utilizando um gel-creme “inteligente”, que agirá conforme a necessidade da pele. O Definitive Up 3 age de três maneiras diferentes: Ação 1: Proteção do DNA da célula, redução das rugas e restauração do contorno facial; Ação 2: Lifting imediato e aumento da elasticidade; e Ação 3: A junção do creme e do gel resulta em uma pele rejuvenescida, com maior luminosidade e viço.

Onde encontrar os produtos Cosmobeauty e Biomarine
Fernanda Sanches Kühl, farmacêutica bioquímica, Presidente das marcas Cosmobeauty e Biomarine, atua fortemente na área comercial da empresa e no relacionamento com dermatologistas e esteticistas. Ela conta que, a cada dia, mais profissionais se encantam com os produtos Cosmobeauty e seus resultados, bem como os clientes finais comprovam os efeitos e o glamour do caviar, um dos princípios ativos presentes em toda a linha Biomarine. “Não é à toa que somos a marca preferida dos profissionais que desejam se diferenciar e oferecer aos clientes o que há de melhor em tratamento de cabine, por meio da linha de produtos Cosmobeauty. Para ter acesso aos dermocosméticos, consulte um bom dermatologista ou esteticista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário