quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Couro reciclado

Se tem uma coisa que faz a gente torcer para a chegada do frio é pensar em - finalmente! - tirar do armário aquelas peças-xodó de inverno, certo? Mas artigos em couro como jaquetas, bolsas e botas há muito tempo guardadas podem trazer surpresas nada agradáveis: o couro envelhece e, com frequência, perde cor e brilho. Em tempos de recessionismo, onde a regra é reaproveitar, nada como cuidar bem dos seus modelos vintages e dar uma recuperada e atualizada nas peças. Veja como:
Com ares de achado a oficina do artesão Geraldo Spozel, em Copacabana, no Rio de Janeiro, é endereço obrigatório para quem quer recuperar, restaurar e até modificar os mais diversos artigos em couro. Ali, toda peça tem solução. Com rara criatividade e talento, o rapaz é capaz de transformar peças envelhecidas, danificadas, rasgadas e remendadas em novas.
"Na hora de transformar uma peça, o importante é respeitar a mesma linha do modelo original, estilo, couro e acabamento para que não pareça um remendo. Primeiro, eu neutralizo o mofo, depois hidrato o couro e por fim igualo as cores. Dá para transformar um manto de couro num tailler, uma saia numa bota, aumentar ou diminuir os tamanhos das roupas", conta Geraldo.
Sabe aquele modelo de sapato que você não encontra mais nas lojas? Geraldo confecciona igualzinho. Pessoas que precisam de calçados sob medida ou ortopédicos também saem felizes do atelier do rapaz. "Eu abaixo a altura do sapato, modifico o salto que não está mais na moda, coloco plataforma para deixar o calçado mais confortável, aumento ou diminuo a foma dos sapatos, arredondo os bicos, modifico a cor", explica Geraldo. A bolsa vintage da vovó, de crocodilo ou lézard, esquecida no fundo do armário, é outra peça que ele recupera. Quer mais? Sofás, tapetes, casacos de pele...
Como as peças de couro só desfilam quando as temperaturas caem, é importante prestar atenção aos cuidados diários. Geraldo dá dicas:
O couro precisa respirar. De tempos em tempos, é legal expor a peça ao sol leve, sempre do lado avesso.
- O couro absorve muita umidade, o próprio calor do corpo umedece a peça, portanto, antes de guardá-la, deixe uns dois ou três dias fora do armário.
- De preferência guarde as peças de couro na parte da frente do armário onde o ar circula mais devido ao abre e fecha da porta.
Segundo o Centro Tecnológico do Couro, Calçados e Afins/RS (CTCCA) se surgirem marcas do cabide nos ombros da jaqueta, o ideal é usar o ferro de passar a temperatura inferior a 80ºC, colocando um pano leve sobra a superfície a ser passada para retornar ao aspecto normal.
Mais dicas:
Também na hora de vestir, artigos de couro merecem cautela. A melhor opção é seguir as recomendações do CTCCA:
- Não misture itens de cor clara com escura pois o tom claro pode sofrer alterações.
- Evite chuva com este tipo de material - quando molhado, o couro tende a desenvolver fungos e mofar, caso não seque completamente.
- Evite contato direto com a pele quando estiver usando artigos de nobuk, napa, arizona ou couros graxos, pois eles tendem a atrair a oleosidade natural da pele. Principalmente, nos colarinhos pode ocorrer a migração dos corantes do couro para o tecido.
No mais, tire as peças do armário, renove seus looks de inverno e seja feliz!a

Nenhum comentário:

Postar um comentário